ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Piancó comemorará 88º aniversário da Passagem da Coluna Prestes

A cidade de Piancó estará comemorando nos próximos dias 08 e 09 de fevereiro o 88º aniversário da Passagem da Coluna Prestes e Recordação da Morte do Padre Aristides Ferreira da Cruz e Defensores de Piancó

O prefeito Sales Lima está convidando todos para se fazerem presentes ao evento. Veja abaixo a programação

PROGRAMAÇÃO



DIA 08 DE FEVEREIRO (SÁBADO)


16h00
Missa em sufrágio das almas do Padre Aristides Ferreira da Cruz e defensores de Piancó mortos pela Coluna Prestes, em 9 de Fevereiro de 1926. Local: Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

19h30
Apresentação Cívico/Cultural: Corais de Estudantes, Músico João Leite, João Trindade e outros. Lançamento do Cordel “A COLUNA PRESTES EM PIANCÓ”, de autoria do Advogado e Professor JOÃO TRINDADE (natural de Piancó). Participação de NOALDO RIBEIRO, representante do Secretário de Estado da Cultura CHICO CÉSAR. Local: Auditório da Escola Estadual Santo Antonio.


DIA 09 DE FEVEREIRO (DOMINGO)


05h30
Alvorada com a Banda Filarmônica Novo Horizonte.

06h30
Concentração para a 1ª Caminhada e Aula ao Ar Livre, sobre o episódio da Passagem da Coluna Prestes em Piancó, fato que culminou na morte do Padre Aristides Ferreira da Cruz e seus companheiros, em 9 de Fevereiro de 1926. Local: Praça Padre Aristides, Rua 9 de Fevereiro, Centro.

07h30
Deslocamento em Caminhada e Aula ao Ar Livre pelos locais que foram focos de resistência, na cidade de Piancó, à Passagem da Coluna Prestes. Roteiro: Praça Padre Aristides/ Antigo Conselho Municipal (atual Escola Municipal Otília de Figueiredo Costa)/ Antigo Sobrado (Casarão) do Padre Aristides (Atual Grupo Escolar Adhemar Leite)/ Antiga Cadeia Pública de Piancó (Atual Edifício do Banco do Brasil e Prefeitura Municipal)/ Antiga Residência do Padre Aristides Ferreira da Cruz (Atual residência da Professora Janete Lopes)/ Barreiro onde foram degolados o Padre Aristides Ferreira da Cruz e seus companheiros (Atual Monumento aos Mártires de Piancó). Professor/Ministrante: Dr. YURICK WILLANDER AZEVEDO DE LACERDA, Advogado, Escritor e Procurador Geral do Município de Piancó.

09h30
Visita à Casa onde o Padre Aristides Ferreira da Cruz e seus companheiros resistiram à Coluna Prestes (atual residência da Professora Janete Lopes) e ocorreram fatos que contextualizaram “O Martírio e Morte do Padre Aristides”. Exposição na Sala principal da casa, com fotografias e objetos de uso pessoal do Padre Aristides Ferreira da Cruz. Local: Av. Gil Galdino, Centro.

10h30
Visita ao Monumento aos Mártires de Piancó. Uso da palavra por autoridades e convidados. Local: Rua Severino de Paula Farias, Centro.

11h00

Encerramento da 1ª Caminhada e Aula ao Ar Livre, com a Banda Filarmônica Novo Horizonte executando o Hino Oficial de Piancó, acompanhada do Canto Coral, estudantes e pessoas presentes. Local: Monumento aos Mártires de Piancó.

19h30
Apresentação Cívico/Cultural: Corais de Estudantes, Músico João Leite e outros. Local: Auditório da Escola Estadual Santo Antonio.

20h00
Palestra para professores, estudantes e sociedade em geral. Tema: A passagem da Coluna Prestes por Piancó: O martírio do Padre Aristides. Palestrante: Dr. YURICK WILLANDER AZEVEDO DE LACERDA, Advogado, Escritor e Procurador Geral do Município de Piancó. Local: Auditório da Escola Estadual Santo Antonio.



Fonte:
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário