ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Prefeitos debatem durante reunião destinação dos resíduos sólidos...

Faltou Igaracy na reunião???

 A destinação dos resíduos sólidos das cidades foi tema de palestra durante reunião, na tarde desta quinta-feira (25), na Associação dos Municípios do Vale do Piancó (Amvap). Alternativas para o problema foram apresentadas aos gestores presentes por empresa que atua no setor. O presidente da entidade José Walter, prefeito de São José de Caiana, deu as boas vindas aos colegas e cobrou mais empenho dos gestores quanto aos problemas que afligem a região. 
Em verdade, trata-se de um grande gargalo encontrado nos municípios nos dias atuais diz respeito a temas relacionados ao meio ambiente, haja vistas, que a grande maioria dos prefeitos estão com algum problema na Justiça por conta dos resíduos sólidos. Isso porque a maior parte dos municípios brasileiros ainda não elaborou seu Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, apesar de o prazo para concluir o projeto - que deve indicar como será feito o manejo do lixo em cada localidade - já ter expirado. Desde agosto de 2012, a cidade que não tiver o planejamento fica impedida de solicitar recursos federais para limpeza urbana. 
As cidades tiveram dois anos para concluir seus planos de manejo de resíduos, cuja criação está prevista na Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. As consequências do pouco comprometimento com a exigência federal poderão ser sentidas pelos municípios. Uma das sugestões ventiladas é a chamada "união faz a força", com a realização de consórcios intermunicipais para construção de aterros sanitários e criação de usinas de reciclagem. Há uma proposta pronta, inclusive, já aceita pelo Governo do Estado para sua execução, quanto a construção de um aterro sanitário, nas proximidades do triângulo da BR-361 que dá acesso ao município de Igaracy, em modalidade de consórcio que beneficiaria Itaporanga, Igaracy, Aguiar e Piancó. 
Essa proposta não tem encontrado muito respaldo entre os membros da Amvap já que os demais municípios sentem desprestigiados. O presidente da entidade, por exemplo, defende que seja instalada células coletoras dos resíduos em municípios distantes, como São José de Caiana e Serra Grande, dentro do aterro a ser construído por consórcio como o pretendido. Ele se preocupa com a exclusão, devido à distância, de outros municípios pra projetos de tamanha envergadura. Pensamento este que tem sido seguido por outros prefeitos. Já o prefeito de Aguiar, Tintim (PP), mostrou-se, em contato com o Blog, preocupado é com a demora na execução do projeto que já poderia está em pleno funcionamento.
Participaram da reunião, os prefeitos José Walter (São José de Caiana), Audiberg Alves (Itaporanga), Manuel Guedes - Tintim (Aguiar), João Nildo (Santa Inês), Sales Lima (Piancó), Antônio Batos - representando o filho Alan Felhipe (Pedra Branca), Marcília Mangueira (Diamante) e Dr. Élio Ribeiro (Santana dos Garrotes), além de secretários municipais dos demais municípios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário