ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Lei 9.801 do deputado Branco Mendes institui a ‘milona’ como espécie vegetal símbolo da Paraíba.


A cissampelos syntodialis, popularmente conhecida como 'milona' ou 'orelha de onça', é a espécie vegetal símbolo do Estado da Paraíba. A Lei 9.801, de 14 de junho de 2012, é de autoria do deputado Branco Mendes. Trata-se de uma planta medicinal muito abundante no Sertão e no Semiárido paraibano, que vem sendo estudada por pesquisadores do Laboratório de Tecnologia Farmacêutica, da Universidade Federal da Paraíba, há mais de 20 anos.

De acordo com o deputado Branco Mendes, a difusão das propriedades farmacológicas da planta, cuja descoberta deve-se à sabedoria popular, é o principal objetivo da Lei, que será regulamentada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia. O cultivo da ‘milona’ e a disponibilização das mudas, para fins farmacêuticos, especialmente, para a produção da agricultura familiar é o passo seguinte.

A proposta de Branco Mendes estabelece que, todo dia 13 de maio, a partir da Lei, serão desenvolvidas ações educativas para lembrar que a ‘sabedoria popular’ sempre precede as pesquisas quanto ao poder curativo de algumas plantas; e promover o cultivo das espécies vegetais com propriedades medicinais, para o fortalecimento dessa cultura.

Branco Mendes salienta que a idéia de difundir “uma planta do nosso bioma mais característico e que forma parte de nossa identidade de nordestino”, já pesquisada por mestrandos e doutorandos da UFPB, é reforçar esse “encontro magnífico entre o saber popular e o saber científico”.

O dia, 13 de maio, escolhido por Branco Mendes como data oficial de divulgação da ‘milona’ como espécie vegetal símbolo da Paraíba, é uma homenagem à professora Margareth Diniz, que aniversaria nessa data, extensiva aos demais pesquisadores da UFPB, pela dedicação à pesquisa que referendou a sabedoria popular sobre as propriedades medicinal da ‘milona’ que, em breve, deverá ser comercializada como medicamento para o tratamento da asma.

Release – Gabinete do Deputado Branco Mendes

Nenhum comentário:

Postar um comentário