ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

sexta-feira, 16 de março de 2012

Cássio faz discurso duro em favor da UEPB

O senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) registrou nesta quinta-feira, da tribuna do Senado, o aniversário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que comemora 46 anos de sua criação, "graças à iniciativa visionária de Edvaldo Ó, um dos grandes benfeitores de Campina Grande", que instituiu Universidade Regional do Nordeste em 1966 por uma lei municipal, durante o governo do então prefeito Williams de Souza Arruda.

Na sua fala, o senador paraibano lembrou que após a criação em 1966, o ano de 1987 também marcou a história da Universidade, através da iniciativa do então governador Tarcisio de Miranda Burity de estadualizar a antiga URNE, "após uma longa crise de esvaziamento, em que conseguiu sobreviver graças à resistência, à luta e ao compromisso dos professores, dos estudantes daquela época e dos seus funcionários".

O senador lembrou que teve honra de ser formado em Direito, pela Universidade Estadual da Paraíba e teve a honra de em 2004, na condição de Governador da Paraíba, mediante a Lei, implementou aquele que é o mais "arrojado e avançado instrumento de autonomia universitária de todos os Estados brasileiros".

Cássio testemunhou que atualmente "a UEPB é outra universidade graças ao trabalho competente, profícuo da Reitora Marlene Alves, de todos os colegiados superiores, da luta dos estudantes, da dedicação e competência dos funcionários. Quando olhamos para a nossa Universidade Estadual dos dias atuais e comparando com alguns anos atrás, é outra realidade", afirmou.

O senador paraibano declarou ainda que é por toda essa história que da tribuna do Senado Federal trouxe as suas felicitações a todos que fazem e fizeram no passado a UEPB, renovando o seu compromisso com a preservação da autonomia, com os avanços e conquistas desse instrumento de desenvolvimento para a Paraíba, que é a nossa Universidade Estadual.

Ele disse que foi dentro dessa visão estratégica que não apenas foi concedida a autonomia da Universidade, que chegou a ter, 5% do orçamento da Paraíba para que ela pudesse crescer na pesquisa, na extensão, mas também na formação de professores, com os cursos de licenciatura espalhados pelo interior do Estado e lembrou que existe atualmente um debate nesse instante na Paraíba sobre esse tema e que tem certeza que logo será superado.

Aparte do senador Cristovam Buarque

O senador Cristovam Buarque (PDT - DF) em aparte testemunhou que durante o governo Cássio acompanhou o trabalho de governador e lembrou que do programa Escola Ideal, "e a Paraíba foi um dos Estados que levou isso adiante". O senador Brasiliense registrou ainda que com a condução do então secretário de educação da Paraíba Neroaldo Pontes, "a Paraíba foi um dos estados que melhor levou adiante a campanha pela erradicação do analfabetismo que, lamentavelmente, logo que eu saí do ministério, se transformou não mais em uma campanha de erradicação e, sim, numa campanha de alfabetização, sem prazo para resolver, sem pressa".

Sobre a universidade, o senador Cristovam Buarque disse que o trabalho feito durante o governo de Cássio, "de expandir a universidade, com diferentes campi e essa preocupação com educação de base é uma marca que outras universidades deveriam seguir".

ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário