ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sete municípios do Vale em projeto do governo que cria a Trilha da Coluna Prestes

Foi em Piancó onde os passos do movimento revolucionário deixaram rastros importantes na história

Por Isaías Teixeira e Sousa Neto

Um projeto cultural e turístico desenvolvido pelo Governo do Estado, a partir da iniciativa da sociedade civil organizada, poderá render bons frutos para vários municípios paraibanos, especialmente do Vale: Piancó, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Coremas, Catingueira, Emas e Olho D’água foram caminho da Coluna Prestes em sua passagem pela região em fevereiro de 1926.

O projeto, que tem por objetivo reconstituir a trilha da Coluna Prestes no Sertão da Paraíba para alavancar o turismo histórico e ecológico, foi debatido em um encontro realizado nessa terça-feira, 12, na sede do Projeto Cooperar, em João Pessoa, e que contou com representantes do próprio Cooperar, Secretaria de Cultura do Estado, Emater, PBTur, SOS Rio Piancó, Sercont, Sebrae, Casa da Cultura de Piancó e Prefeituras dos municípios envolvidos, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br) junto ao site oficial.

A intenção é fazer com que a história do movimento prestista e os recursos naturais dos municípios por onde passou a Coluna Prestes atraiam turistas interessados em entretenimento rural e, principalmente, refazer os passos dos revoltosos em sua marcha histórica pelo Sertão. “O projeto consiste em transformar o fato histórico num fator de desenvolvimento cultural e turístico dos municípios envolvidos, valorizando sua importância histórico-cultural na história da Paraíba”, diz o governo, que pretende desenvolver as potencialidades ecoturísticas dos municípios que formam a trilha.

A Coluna Prestes foi um movimento político-militar que existiu entre 1925 e 1927 e que combatia a República Velha. Condenava a corrupão do governo e defendia o voto secreto, o ensino público e a obrigatoriedade do ensino primário para toda a população brasileira. E com essas bandeiras, percorreu grande parte do país.

Entre 5 e 12 de fevereiro de 1926, a Coluna Prestes cruzou o nosso Sertão, passando pelos municípios de Piancó, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Coremas, Catingueira, Emas, Olho D’água, Uiraúna, Poço Dantas, Vieirópolis, Lastro, Santa Cruz, São Francisco, Pombal, Tavares, Princesa Isabel, Santa Terezinha e Patos, percorrendo 330km do território paraibano.

O fato mais notório da passagem dos revolucionários liderados por Luiz Carlos Prestes pelo Sertão paraibano aconteceu em Piancó em 9 de fevereiro de 1926: foi o trucidamento do padre Aristides Ferreira da Cruz. Político ligado ao governo da época, o sacerdote reagiu à entrada da coluna na cidade e terminou morto junto com alguns poucos seguidores.

A abertura oficial da Trilha da Coluna Prestes é uma vitória para o ex-prefeito de Piancó, Edvaldo Leite de Caldas, da Casa da Cultura, e para o também piancoense Chico Jó, que há anos lutam pela concretização do projeto, como meio de fortalecer a história, a cultura e o turismo do Vale. Imagem cartográfica do Vale (www.folhadovali.com.br): Coluna Prestes passou por vários municípios regionais.

JornalFolhadoVale

Nenhum comentário:

Postar um comentário