ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Vale do Piancó e o desequilíbrio Regional

Propor sem conhecer ou distorcer verdades oscila entre um devaneio ou caráter duvidoso. O nível socioeconômico que o Vale do Piancó se encontra atualmente em relação às outras regiões da Paraiba é no mínimo merecedor de uma avaliação das vossas excelências prefeitos e prefeitas, empresários dos vinte municípios que compõe essa micro região. Algumas regiões da Paraiba se destacam por suas peculiaridades e potenciais econômicos onde geram atração e perspectivas para investimentos gerando emprego e renda. A seguir, passo a apresentar algumas características e atividades econômicas de cidades pólos de algumas regiões paraibanas, fora do eixo João Pessoa – Campina Grande.

Guarabira - Situada na região do brejo, é a principal cidade. Destaca-se como um dos maiores pólos avícolas do Nordeste. Área de grande desenvolvimento agro industrial; turismo religioso, cultural, ecológico; Sede de um Campus da Universidade Estadual da Paraiba.

Mamanguape – Situado no litoral norte do estado, é a principal cidade da região. Desta-se pela cultura da cana de açúcar com produção de álcool e açúcar; Produção de horti frutigranjeiros e mineração; É sede de um campus da Universidade Federal da Paraiba.

Cajazeiras – Inserida na região do Alto Piranhas, é considerada uma das principais cidades do estado, por sua referência regional no comércio atacadista e varejista; Sede de grandes empresas do setor veículos automotivos. Destaca-se também na área educacional por ser sede de um Campus da Universidade Federal de Paraíba onde funciona o curso de medicina; Há também várias outras Faculdades privadas instaladas na cidade.

Ao contrário das potencialidades das três regiões acima citadas, o Vale do Piancó ainda não é rota de desenvolvimento econômico. A região mesmo possuindo suas potencialidades naturais, como grandes mananciais hídricos, terras de boa qualidade e clima favorável a diversos tipos de cultivo, ainda não foi explorada pelos setores da economia. Os fatores determinantes para uma empresa ou grupo empresarial se instalar numa região para explorar sua economia é o resultado de uma pesquisa baseada no nível sócio econômico das pessoas e da infra-estrutura de rodovias, abastecimento de água e energia que a região oferece. Esses fatores são primordiais para alavancar o desenvolvimento regional apartir de investimentos do setor privado. É necessário urgentemente estabelecer parcerias de modo a atrair investimentos do setor privado para gerar mais renda. Atualmente a região é a que mais exporta mão de obra para outros estados. Vários jovens, adultos na fachetária entre 18 e 30 atuam na sanzonalidade, deslocando para o interior de São Paulo trabalhar no corte de cana. Fica, portanto uma sugestão de reflexão para a classe política do Vale do Piancó para apartir de então começar a sustentar essa tese de que uma região se torna mais desenvolvida e equilibrada potencialmente apartir da interação interpoderes (Público e privado) para atrair a instalação de um campus universitário; de um Sistema ‘S’ (SESC/SENAI/SEST/SENAC/SESI); Uma escola técnica profissionalizante, no mínimo isso e que possa tornar o Vale mais equilibrado em relação às outras regiões da Paraiba.

Radomécio Leite
www.diariodosertao.com.br e http://hugoigaracy.blogspot.com

Um comentário:

  1. RIDICULO ISSO..VC´S MANDAM MÃO DE OBRA BARATA PRA ENRIQUECER O ESTADO ALHEIO E AS ELITES LOCAIS AINDA PERMITEM ISSO..

    O PROBLEMA DOS MUNICIPIOS NÃO É SÓ O CENTRALISMO DO ROUBO FEDERAL E ESTADUAL QUE TIRA DELES IMPOSTOS E NÃO DEVOLVEM, MAS TAMBEM A FALTA DE VONTADE DAS ELITES LOCAIS; VEJO MUITOS MUNICIPIOS BELOS E CHEIOS DE POTENCIAL, RECURSOS NATURAIS E CIA NO INTERIOR, MAS AS ELITES LOCAIS ESTÃO POUCO SE LIXANDO; CABACEIRAS POR EXEMPLO PODERIA SER UMA POTENCIA ENERGETICA NO RAMO DA ENERGIA SOLAR EXPORTANDO MEGAWATS EXCEDENTES PROS OUTROS MUNICIPIOS E TAMBEM NA MINERAÇÃO; SEU SOLO É POUCO PROPICIO A AGROPECUARIA; TAMBEM PODIA INVESTIR NA INDUSTRIA E COMERCIO, QUE TAMBEM SE ADAPTA NAQUELE ESCUDO CRISTALINO BELO..PRA NÃO DIZER OUTROS EXEMPLOS..

    AS ELITES PRIVADAS NÃO DEVEM DEPENDER SÓ DAS ELITES ESTATAIS PARASITICAS PRA TUDO..

    ResponderExcluir