ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Site do IBGE fala um pouco sobre a história de Igaracy

Analisando dados do IBGE, algumas informações me chamaram atenção sobre a nossa querida Igaracy, o site nos mostra dados e texto sobre Igaracy e sua história, vejam:
A colonização de Igaracy é relativamente recente. Ela teve seu início em 1902 com a implantação da Fazenda Boqueirão, de propriedade de João Brasileira. Conta a história que certa vez, quando Brasileiro se encontrava na roça, teve um desmaio e ficou inconsciente por muito tempo. No local, fez uma promessa se ficasse recuperado, fazia uma novena para Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora da Conceição, e na última noite levaria um padre e daria uma festa alcançou a graça e cumpriu a promessa. A capela foi construída em 1914. Na época foi organizada uma feira, aos domingos, com grande movimento.
O desenvolvimento do povoado teve seu incremento somente em 1930, quando foram construídas novas casas em redor da igreja. Foram seus primeiros moradores João Soares, João Bernardino, Pedro Lopes e Nezinho Severo. Daí por diante o progresso se fez mais acentuado com a implantação de sítios de fazendas e abertura de casas comerciais. Segundo a tradição, o nome Boqueirão dos cochos originou-se dos Cochos com os quais os índios primitivos da região atravessaram o riacho do Boqueirão. Hoje passando a ser chamada de Igaracy.
Gentílico: igaraciense

O município de Igaracy tem 192,26 Km² e é localizado no sertão paraibano, com vegetação do tipo caatinga.
Segundo o IBGE a população de Igaracy entre 1991 e 2007 aumentou de 5.754 para 6.334 habitantes.
Segundo ainda o IBGE o município tem despesas menor que receita, veja os números:
O IBGE disse que o PIB do município é focado mais em serviços, vindo logo atrás a agropecuária e a indústria.
O que mais me chamou a atenção foi a frota de veículos emplacados do município, onde o total de motocicleta chega a 257 e de automóveis chega a 89 veiculos.



acesse o site do IBGE
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Nenhum comentário:

Postar um comentário