ACESSE O SITE OFICIAL

ACESSE O SITE OFICIAL
ACOMPANHE COM TRANSPARÊNCIA TUDO QUE ACONTECE EM IGARACY - PB

Frase

“Não troco meu “Oxente” pelo “ok” de ninguém” – Ariano Suassuna

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Prefeito de Igaracy participou de encontro na FUNASA

Nesta terça-feira (20) foi realizado no auditório da Funasa um encontro com 31 prefeitos de cidades paraibanas para discutirem o seguinte tema: Elaboração de inquérito sanitário para os projetos de melhorias habitacionais para o controle da doença de chagas. Foi abordada também a importância dos programas de educação e saúde para convênios do PAC - Funasa.
Os municípios escolhidos fazem parte de convênio para melhoria habitacional para combater o vetor da doença de chagas. Na ocasião os gestores e técnicos receberam orientação para realizarem uma boa elaboração do inquérito sanitário seguindo as normas da Funasa. Este documento retrata o levantamento das áreas a serem beneficiadas, local onde serão as novas construções e reformas habitacionais visando a saúde pública para atender a comunidade e não somente focos isolados.
Além dos gestores e técnicos dos municípios convidados estiveram presentes o Coordenador da Funasa Paraíba, Álvaro Gaudêncio Neto, o chefe da Diesp- Divisão de Engenharia de Saúde Sanitária, José Helio Ferreira, e Maximiano Monteiro Maia, técnico de saneamento da instituição há 29 anos locado em Brasília no departamento de engenharia.
O programa de melhoria habitacional, segundo Maximiano, tem a finalidade de orientar os gestores sobre a celebração dos convênios e elaboração da ficha cadastral de saneamento. Requisitos como princípio da continuidade, objetivo do programa que é eliminar a presença do vetor e dificultar a transmissão da doença na inter(na residência) e peri(no entorno) domiciliar devem ser atendidos.Também a educação foi destaque nas discussões.
Com o objetivo de sensibilizar os gestores sobre a importância da elaboração de projetos de acordo com a portaria nº 723/2007 que diz que os proponentes deverão promover ações de educação em saúde e de mobilização social durante as fases de planejamento, implantação e operação das obras e serviços de engenharia como uma estratégia integrada para alcançar os indicadores de impacto correspondentes, de modo a estimular o controle social e a participação da comunidade beneficiada.
As prefeituras convidadas foram: Bernardino Batista, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Cajazeirinhas, Casserengue, Catolé do Rocha, Conceição, Gado Bravo, Ibiara, Igaracy, Mão d’ Água, Matinha, Monteiro, Nazarezinho, Nova Olinda, Patos, Pedra Lavrada, Piancó, Poço Dantas, Poço de José de Moura, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, Santarém, São Bento, São Bentinho, São João do Rio do Peixe, São José de Pinharas, São José do Bonfim, Triunfo e Uiraúna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário